top of page
  • Foto do escritorLuiz Bernardes

Reims além de champagne: Musée de la Reddition

Para quem achava que Reims é só Champagne, hoje falamos de uma atração pouco conhecida da cidade: o Musée de la Reddition (museu da rendição).


O local, em que hoje funciona o liceu Dwight Eisenhower, foi sede do QG do General e comandante das tropas aliadas no final da Segunda Guerra.


Entrada do museu

Ali nesta salinha anexa do liceu foi o palco da assinatura do termo de rendição dos alemães aos aliados na madrugada de 7 de maio de 1945, as 2:41h.



Sala de assinatura da rendição (móveis e mapas originais)


Manchete do jornal do dia


O armistício foi assinado pelo General alemão Alfred Jodl e pelo General Walter Bedell Smith, em nome da Força Aliada em lugar de Ike. Ainda assinaram, como testemunhas , General soviético Ivan Susloparov e o General francês Francois Sevez.


Cópia do armistício

Curiosidade 1: embora assinado no dia 07.05, a guerra continuaria por mais um dia no front do leste europeu, pela demora na comunicação.


Curiosidade 2. Alfred Jodl viria a ser julgado culpado por crimes de guerra no Julgamento de Nuremberg e enforcado em 16.10.1946.


Curiosidade 3. Por não ter autorização expressa de Stálin para assinar a rendição (ainda que como testemunha), Ivan Susloparov foi chamado imediatamente de volta ao leste e entregue à polícia secreta soviética.


Curiosidade 4. O General Dwight “Ike” Eisenhower foi eleito presidente dos Estados Unidos da América


Curiosidade 5. No dia 08.05.1945 Houve uma segunda rendição alemã, em Berlim, por exigência de Stalin.




74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page