Pruning Season
- Plop Champagne
- 3 de mar. de 2022
- 1 min de leitura
Para manter a excelência na qualidade de seus vinhos, o CIVC (Comité Interprofessionnel du Vin de Champagne) mantém diversas regulações sobre manejo de vinhedos, intervenções em adega, entre outras.
Uma dessas regras inclui um detalhe importante, que ocorre quase todo o inverno (abrangendo também o fim do outono e o início da primavera), entre novembro e meados de abril (cada produtor escolhe as melhores datas): a poda e as amarrações das videiras – chamado de pruning em inglês, ou la taille, em francês.
Este Processo fundamental prepara as videiras para o momento crucial que enfrentarão: o nascimento dos brotos, que ocorre junto ao despertar da primavera... a primeira a mostrar seus pequenos brotos geralmente é a Chardonnay (que por outro lado costuma ser a última a atingir a maturidade ideal para colheita...)
E com esse momento de “pruning and tying up” acontecendo agora em Champagne, resolvemos explicar um pouco por aqui sobre os tipos de poda permitidos na região e quais os ideais para determinadas cepas de uvas.
§ Cordon de Royat: Muito utilizado para Pinot Noir – otimiza o equilíbrio das folhas e frutos
§ Chablis: Muito utilizado para Chardonnay, galhos distribuídos, potencial de mais brotos

§ Guyot: O mais básico, pode ser utilizado para todas as cepas – pode ser simples ou duplo
§ Vallée de Marne: Exclusivamente para Meunier e favorece a produção dos frutos (rendimento)

O CIVC possui um vídeo bastante didático sobre a poda em Champange, e pode ser acessado no link a seguir - https://www.youtube.com/watch?v=srCzzo3eLAo.
Comments