top of page
  • Foto do escritorPlop Champagne

Papo com o Produtor: Champagne Mailly Grand Cru

Atualizado: 29 de jun. de 2021


Tivemos a oportunidade de conversar com a Diretora de Exportação do Champagne Mailly Grand Cru, Valérie Aigron, que contou alguns detalhes sobre essa Cooperativa de Champagne, estabelecida após a crise de 1929, no coração de Montagne de Reims.


Mailly-Champagne, onde estão localizados os 70 hectares de vinhedos dessa cooperativa, é uma das 17 regiões Grand Cru de Champagne (desde 1920).

Eles produzem em sua maioria Pinot Noir – 75%, e o restante Chardonnay.


São cerca de 80 viticultores que plantam as uvas para essa cooperativa. As mesmas famílias do início, agora com seus descendentes mantendo as raízes e a qualidade.





Diferentemente dos produtores que plantam e produzem apenas com suas uvas, uma cooperativa produz todos os seus champagnes com uvas de vários produtores, e é por isso que a colheita de todos é organizada para acontecer no mesmo período.

Essas uvas são prensadas e fermentadas nos tanques de aço inox (primeira fermentação) separadas por PARCELA (35 no total). Isso proporciona uma qualidade maior dos vinhos base elaborados para o blend.

35 Parcelas usadas em Mailly Grand Cru


Tanques por parcela

Perguntamos sobre a fermentação malolática, e ela nos informou que eles fazem em alguns champagnes, mas isso tende a diminuir com os efeitos do aquecimento global, pois ele tem afetado a acidez dos vinhos, que é uma característica da região. E a malolática é um processo que reduz ainda mais a acidez da bebida, e essa junção pode prejudicar o equilíbrio.




Valérie nos contou também uma novidade: agora em 2021 a cooperativa se tornou 100% sustentável, apesar de já utilizar as práticas há muitos anos. Essa é uma grande tendência em Champagne e no mundo, que visa minimizar os efeitos poluentes e manter fauna e flora da região.


A cooperativa produz garrafas Magnum de alguns de seus champagnes, mas além disso possui uma coleção apenas de Magnums safradas, de anos excepcionais.


No Brasil, podemos encontrar o champagne Mailly com a Importadora Franco Suiça (www.francosuissa.com.br).

Mais detalhes sobre a produção e visitação dessa cooperativa, na nossa ‘Ficha do Produtor’.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page