top of page

Papo com o produtor: Champagne Alfred Tritant

  • Foto do escritor: Plop Champagne
    Plop Champagne
  • 14 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 29 de jun. de 2021


O projeto ‘Papo com o produtor’ contou com mais uma conversa, com Jean-Luc e Mathilde, proprietários do Champagne Alfred Tritant.

Com cerca de 3 hectares de vinhedos em vilas Grand Cru em Montagne de Reims, famosas por seu Pinot Noir: Bouzy e Ambonnay, Jean-Luc é um produtor que segue os passos do avô e da mãe.

Ele deu continuidade a essa vinícola familiar que planta, colhe e produz seus champagnes com suas próprias uvas (Récoltant-Manipulant - ou Própriétaire-Récoltant - no link temos um post que explica o que são essas definições). E produz um Bouzy Rouge – Coteaux Champenoise, vinho tinto produzido em Champagne – teremos post sobre isso...).


Tritant preza pela sustentabilidade na produção, e inclusive utiliza o método natural de pesticida que são os feromônios (explicaremos em breve sobre essa tática muito usada em Champagne, mas que só tem grande efetividade quando todos em volta também utilizam).

Ele é um ‘grower’ certificado com o selo HVE (Haute Valeur Environnementale), que é um comprometimento ecológico com algumas regras, mas sem a necessidade de ser biodinâmico ou orgânico. Porém eles nos contaram que além disso, estão na transição para viticultura 100% orgânica.

Jean-Luc Tritant no vinhedos, Pinot Noir e pupitre

Outro fato curioso é que recentemente, Jean e Mathilde adquiriram alguns carneiros, e durante o inverno os deixaram nos vinhedos para que pudessem “podar” a grama e as ervas daninhas que o arado não alcança.

No início da brotação, na primavera, os carneiros foram para outro pasto para que não comessem os brotos... rsrsrs! Mas eles dizem que é uma experiência interessante e que pretendem adquirir mais em breve.


Champagne Alfred Tritant planta apenas Pinot Noir e Chardonnay e usa fermentação malolática em seus champagnes.

Apesar de estar em uma região com quase 90% de Pinot Noir, eles só têm em seu catálogo um BdB (100% Chardonnay) e nenhum Blanc de Noir...

Claro que perguntamos o porquê... E descobrimos uma novidade: em breve terão um BdN, 100% Pinot Noir, que eles degustaram na semana da nossa conversa e disseram que está bem interessante e que não deve demorar muito para ser lançado!

Já sobre o BdB, bom... Disseram que o chef de cave nas degustações de vinhos base se encantou muito com as opções de Chardonnay e decidiu fazer um blend somente com os vinhos dessa uva, sem muita explicação... Afinal, mesmo nas regiões de Champagne onde temos uma maioria de certo tipo de cepa, isso não significa que não dá para produzir incríveis vinhos base das uvas minoritárias ali.


Alfred Tritant não vende seus champagnes para o Brasil, mas eles enviam para o exterior mediante compra direta através dos contatos que temos na ‘Ficha do Produtor’, não deixe de conferir!

Nessa ficha também deixamos outros detalhes de produção e sobre as visitações!







 
 
 

1 Comment


joaopbiral
Jun 19, 2021

Parabéns pelo post

Like

Academia Brasileira do Champagne

  • Instagram

©2021 por Academia Brasileira do Champagne.

bottom of page