top of page
  • Foto do escritorLuiz Bernardes

Olivier Horiot - Champagne Horiot

“Sou, talvez, o menos champenois de todos os champenois”. A frase confessada a Peter Liem define bem o perfil de Olivier Horiot, este “excêntrico” produtor do Aube que, quando iniciou sua produção em 2000, escolheu focar nos vinhos rosés e tintos tranquilos, só passando a fazer Champagne 4 anos após.

Em seu site há uma espécie de justificativa para isso: “nossa vila às vezes era da Borgonha e outras vezes de Champagne nos últimos séculos”.

Logo que iniciou a sua produção própria, Olivier começou a eliminar o uso de pesticidas, herbicidas e fertilizantes sintéticos. Iniciou a conversão de seus vinhedos em biodinâmicos em 2002, finalizando o processo em 2006.

Horiot é um dos raros produtores champenois a produzir vinhos das 3 AOCs permitidas na região: Champagne, Coteaux Champenois (tanto branco quanto tinto) e Rosé de Riceys.


Hoje é mais conhecido por seus belos vinhos das duas menos famosas AOCs.

Mesmo seus Rosés de Riceys são fora do comum e com complexidade incomum na AOC. Produz dois “single vineyard”de duas parcelas bem distintas: Valingrain e Barmont.

Valingrain é um vinhedo com face sul, bastante quente no verão e com solo argiloso, rico em marga (argila com carbonato de cálcio).

Já Barmont é um vinhedo com face sudeste, com frio pela manhã e noite, o que lhe preserva a acidez. Seu solo é mais rico, argila vermelha com elementos calcários do período Portlandian (do período alto Kimmeridgian como em Chablis).



Nascimento: 2000

Classificação: Recoltant Manipulant

Produção: cerca de 6.000 garrafas por ano

Cultura: biodinâmico.

Adega: Horiot vinifica cada parcela em separado. Seus rosés passam por maceração semi-carbônica por cerca de uma semana e depois transferidas para barricas neutras. Envelhecem outros 2 anos antes de ir ao mercado. Já seus Champagnes envelhecem sur lie por 4 anos após um ano de estágio em barricas neutras. Ainda produz um cuvée Soléra, totalmente de uma reserve perpetuelle iniciada em 2010 da parcela “sol est roi”.

Vinhedos: 6,5ha em Les Riceys, produzindo 75% Pinot Noir, 10% Chardonnay, 5% Pinot Blanc, 3% Arbanne, 3% Meunier, 2% Petit Meslier e 2% Pinot Gris.


Endereço: 25 rue de Bise, 10340 Les Riceys – FRANCE

Visitas: ainda sem informção

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page