Club Trésors de Champagne
- Plop Champagne
- 3 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de mar. de 2022
Em 1971 foi fundado o ‘Club Trésors’, também conhecido como Special Club.
Esse clube é uma união de 28 vignerons (RM – Récoltant-Manipulant, aquele que planta suas próprias uvas e produz seu champagne com elas) espalhados por todas as regiões de Champagne - variando entre vilas Cru, Premier cru e Grand Cru - com intuito de produzir um cuvée especial baseado no pilar da QUALIDADE.

Com isso, somente em anos excepcionais esses pequenos produtores criam um champagne vintage exclusivo para o clube.
Os vinhos base desse cuvée são submetidos à uma degustação às cegas por um comité de enólogos para aprovação, assim como o champagne já pronto, depois de no mínimo 3 anos em cave.
Cada um dos 28 elabora seu blend – ou utiliza vinhos base de um único tipo de uva (Blanc de Blancs / Blanc de Noirs) de acordo com o que obtiver de melhor na safra, e envasa em uma garrafa especial com o brasão do clube, assim como a caixa, tornando-se um símbolo de qualidade e destaque dos pequenos produtores.

*Um dos membros do Club, Rémy Massin - o único membro localizado em Côte des Bar - produziu com a safra de 2014 um cuvée Special Club - 100% Pinot Blanc - uma das "castas esquecidas" de Champagne, e que faz parte de 5% apenas de suas plantações na vinícola. Foi inclusive considerado por eles o 'champagne originalidade' da casa.
Outro adendo é que a maioria desses pequenos produtores tem uma produção pequena, biodinâmica (alguns certificados) e FAMILIAR! A paixão por champagne passa por muitas gerações, que costumam assumir a vinícola e manter o legado de pais, avós, tios...
"Sempre se questione para sempre melhorar em qualidade"
Frase de Jean-Pierre, atual Presidente do Club Trésors e um dos produtores (Vazart-Coquart).
Um belo convite para uma prova desses 'néctares', que tem como pilar a qualidade e tipicidade - são únicos!
E lembre-se: ao visitar Reims, não deixe de visitar a boutique do clube, onde encontramos as garrafas dos 28 vignerons. Além disso ela possui um cenário incrível, onde é possível interagir com várias garrafas acopladas ao teto, que ao puxá-las de acordo com seus números, é possível ter informações sobre o produtores, além de estarem exibidas no chão as respectivas regiões de cada um deles no território da Champagne.


Os 28 produtores são:
-Paul Bara
-Roland Champion
-Charlier et Fils
-Gaston Chiquet
-Duménil
-Forget-Chemin
-Fresnet-Juillet
-Pierre Gimonnet et Fils
-J.M. Goulard
-Henri Goutorbe
-Grongnet
-Marc Hébrart
-Hervieux Dumez
-Vincent Joudart
-Juillet Lallement
-Larmandier Père et Fils
-J. Lassalle
-Pertois-Moriset
-Joseph Loriot-Pagel
A. Margaine
-Rémy Massin et Fils
-José Michel et Fils
-Moussé Fils
-Nominé-Renard
-Salmon
-Sanchez - Le Guédard
-Vazart-Coquart et Fils
Impressiona a conciência dos pequenos em fundar o Club Tresors , a 50 anos atrás já tinham a visão de que se não houver união , o pequeno desaparece.
Parabéns pela matéria !
Muito bom! Tenho de voltar a Reims para ir nessa Boutique!! Cheers!