Charles Ellner era um experiente “remmuer” de uma grande casa de Champagne quando, em 1905 comprou seus primeiros vinhedos nos arredores de Champagne. A partir de então resolveu vinificar seu próprio Champagne, com o auxílio de seu único filho, Pierre.
A Maison Ellner continua sendo independente e, em sua terceira geração, hoje é administrada pelo neto de Charles, Jean-Pierre Ellner, que implantou, em 2001, a cultura sustentável de seus vinhedos, com uso limitado de químicos.
Nascimento: 1905
Classificação: Negótiant Manipulant
Produção: cerca de 400.000 garrafas por ano
Cultura: sustentável, com uso limitado de químicos.
Adega: a vinificação é feita com a primeira fermentação em tanques de inox e vinificando cada parcela em separado. Uma parte do Chardonnay, entretanto, é envelhecido por poucos meses em velhas barricas de carvalho. Optam por não fazer a fermentação malolática para manter o frescor dos vinhos.
Vinhedos: 50ha distribuídos desde a Montagne de Reims à Côte des Bar, passando por Vallée de la Marne, Côte des Blancs, Côte de Sézanne. Destaque para os vinhedos “Grand Cru” em Chouilly e “Premier Cru” em Rilly la Montagne, Tauxières, Champillon, Sermiers e Dizy.
Cuvée recomendado: Grand Reserve Brut - 60% Chardonnay 40% Pinot Noir - mínimo de 7 anos em Sur Lie, com toque mineral e cítrico e uma dosage baixa, de 4g/l
Um belo champagne para conhecer o estilo Ellner - você pode encontrar no site EnoEventos
Endereço: 1-6 rue Côte Legris, 51 200 EPERNAY – FRANCE
Visitas: aceita mediante agendamento prévio pelo formulário no site ou pelo telefone +33(0)3 26 55 60 25
Site: https://www.champagne-ellner.com/en/hom
Comments