top of page
  • Foto do escritorPlop Champagne

Papo com o produtor: Champagne Arnaud Moreau

Atualizado: 30 de jun. de 2021

Continuando nosso “Papo com o produtor”, conversamos com Arnaud Moreau. Ele é produtor do Champagne Arnaud Moreau, que possui 4 hectares Grand Cru em Bouzy, território famoso pela incrível uva Pinot Noir.


Arnaud nasceu em uma família viticultora, mas seguiu sua carreira no ramo da ciência da computação, vivendo fora de Champagne.

Em 2007 seu pai, que tocava a pequena vinícola produtora de champagnes, faleceu. Esse foi o gatilho para Arnaud.

Ele imediatamente pensou: “Isso eu não poderia deixar, é uma herança de família, são minhas raízes”.

E então ele largou tudo e voltou para Bouzy. Assumiu a vinícola e repaginou as estratégias de negócio e a identidade da casa.


Criou champagnes de dosage mais baixa e com curiosos nomes da mitologia.

Ao questioná-lo o porque, ele disse que sempre foi fã desse tema, dos cosmos e heróis gregos.





Mas que além disso, alguns rótulos como ODYSSÉE (50% Pinot Noir 50% Chardonnay – 0g/L) fazem uma associação da mitologia com a própria “odisseia” pessoal de Arnaud.



Outro rótulo que segundo ele reflete sua personalidade é ARAKIS (70% Pinot Noir 30% Chardonnay – 0g/L) produzido também em garrafas Magnum, é o nome de uma estrela da constelação do dragão, que faz referência ao universo onírico (sonhador, fantasioso) do produtor.

Segundo ele a escolha dos nomes e rótulos tem uma relação com sua personalidade e com os aromas e notas encontrados em cada um deles.


Outra curiosidade desse produtor, é que apesar de ele estar em um território com cerca de 90% de Pinot Noir, ele elaborou um champagne 100% Chardonnay Extra Brut.

E ele nos explicou que mesmo o território sendo mais propício para Pinot Noir, em algumas regiões de Bouzy e Ambonnay - onde seus vinhedos estão localizados – o solo é incrível para Chardonnay, e com isso a ideia de fazer um BdB nessa região.

ERYNN expressa toda a pureza da uva e do solo de Champagne, muitas flores brancas, com uma dosage baixa, de 4g/L.


Infelizmente não encontramos o Champagne Aranud Moreau no Brasil, mas o produtor expressou interesse no nosso mercado!

Quem sabe poderemos provar por aqui em breve...


No index “Ficha dos produtores” você pode encontrar mais detalhes sobre sua produção, informações de visitação e contatos.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page